Dor no ombro, o que pode ser?

A dor no ombro geralmente tem sua origem nos tendões do manguito rotador, articulações acromioclavicular ou glenoumeral, além das instabilidades por lesões ligamentares.

Por ser a articulação mais móvel do corpo humano, tem grandes problemas por movimentação excessiva com sobrecarga, que podem gerar inflamações ou alterações degenerativas locais. 

Quando se preocupar?

Quando há um quadro de dor intensa limitante no ombro, sem traumas associados, podemos estar diante de processos inflamatórios como tendinites e bursites, além de rupturas de tendão associadas, assim como quadros álgicos relacionados à artrose. O ideal é que seja feita a avaliação pelo especialista de ombro, que tem maior experiência no exame físico e poderá direcionar melhor o exame de imagem a ser realizado. 

Bursite

Inflamação das bolsas de líquido (bursas), normalmente causada por repetição de movimentos similares, onde há impacto na bursa gerando dor local.  

Tendinite

Inflamação que ocorre nos tendões do ombro, causando dor e dificuldade na movimentação, podendo ou não haver o rompimento do tendão. As bursites geralmente são secundárias às tendinites.

Deslocamento ou Luxação

Quando o osso “sai do lugar”, pode ser por um trauma ou afrouxamento das articulações. No ombro, há dois tipos de luxação: a glenoumeral, que é a articulação responsável pelo movimento, propriamente dito, do ombro (levantar o braço, arremessar algo, coçar as costas) e a acromioclavicular, região da ponta da clavícula, que pode ser acometida em situações de queda, principalmente em práticas esportivas. 

Lesão do manguito rotador

O manguito rotador é o grupo de músculos/tendões que tem a função de movimentar o ombro para todos os planos, sendo a origem das tendinites do ombro. No entanto, podemos encontrar casos de rupturas desses tendões, seja por faixa etária (acima dos 60 anos é mais frequente) assim como por traumatismos (que podem gerar lesões em pacientes mais jovens). A avaliação do manguito rotador é realizada pelo ortopedista especialista em cirurgia do ombro. 

Diagnóstico

Esses e outros problemas podem ser apresentados por pessoas de diversas idades e devem ser diagnosticados por um ortopedista de ombro, que, durante a consulta, irá avaliar a anatomia do ombro e suas proximidades, e quais as características da dor, através de testes no exame físico. 

O médico também irá avaliar a história pregressa e o hábito de vida de cada paciente, pois há diagnósticos relacionados à doenças sistêmicas, como diabetes e hipotiroidismo, assim como há maior incidência de rupturas de tendão nos pacientes tabagistas. 

É comum, para confirmar o diagnóstico, que sejam solicitados exames como radiografia, ressonância magnética ou ultrassonografia. E a depender da causa da dor, os tratamentos envolvem bloqueio/infiltração, medicações orais, fisioterapia ou cirurgias.

O importante é que você tenha um ortopedista especialista para acompanhar seu caso. No Ortocentro, temos três especialistas, sempre em atualização para resolução do seu problema.  Agende uma consulta conosco, será um prazer atendê-lo!

NOSSAS ESPECIALIDADES

  • Joelho
  • Medic. Esportiva
  • Ombro e Cotovelo
  • Quadril
  • Coluna
  • Orto. Pediátrica
  • Trauma
  • Pé e Tornozelo
  • Cirurgia da Mão

CORPO MÉDICO

Equipe de profissionais altamente qualificados, com técnicas personalizadas às necessidades do paciente e centro ortopédico com infraestrutura de ponta.